domingo, 18 de maio de 2008

Os Caçadores da Banda Larga Perdida - Parte 1

A cidade do Rio de Janeiro está cada vez mais conectada. São inúmeros provedores de internet banda larga , te fornecendo sinal por estruturas diferentes.
Mesmo assim o cidadão tem de conviver com dois problemas:
1-Conseguir assinar um serviço
2-Conseguir que este serviço funcione

No Rio , falou banda larga logo vem a cabeça Velox (quase como um sinônimo). O serviço da antiga Telemar , atual Oi , é o mais antigo por aqui. Oferece velocidades de 1 a 8 megas e um preço justo.
Como é fornecido por uma operadora de telefonia , o cliente pessoa física é obrigado a assinar um provedor , o que gera um custo adicional (a não ser você opte por usar um login comercial sem a Oi saber). Mesmo com estes "detalhes" vale a pena , uma vez que você tem uma conexão estável , com serviços como P2P e Voip liberados e uma banda mínima que dá suporte a tudo isto tranquilamente.
"Mas então , porque o Velox é uma merda?"
Resposta: Porque se você conseguir assinar o serviço considere-se abençoado!!!!
Hoje a realidade do Velox é a seguinte:
1-Torça para seu bairro ter disponibilidde técnica.
2-Torça para a estação de onde sai sua linha ter disponibilidade técnica e ficar a um raio menor que 5 Km da sua casa , senão o sinal não chega.
3-Ore a Deus para que sua linha tenha disponibilidade , porque se não tiver você deverá solicitar novas linhas até uma ter sinal de Velox. O sistema deles não permite que você peça um número com sinal. Você deve ir tentando...
4-Passado tudo isto acenda muitas velas , porque é necessário uma porta disponível nos terminais que atendem sua rua. Como hoje a banda larga é uma realidade , todo mundo da rua tem. Quando você quer assinar , não há portas disponíveis (ou seja , falta de investimento em infra-estrutura). Você tem a faca e o queijo na mão e NADA! Eles dizem que você entra na fila de espera e se algum Velox for cancelado , você entra.
Parece que vivemos hoje com o Velox o que tínhamos há 15 ou 20 anos atrás com o telefone Telerj. "Você solicita e torce para ser sorteado. Aí eles tem um prazo de 2 anos para instalar . E a Telerj já te fornece o aparelho!".
Vocês se lembram? Bem parecido , não?

Nenhum comentário: